2009/09/08

Ferramentas digitais úteis




As ferramentas Google Reader e Delicious (utilização gratuita) têm sido muito úteis na organização dos meus estudos, ao longo dos últimos meses.
Através do Google Reader é possível seguir as notícias gerais ou de amigos de modo rápido e fácil, porque na página principal pode visualizar-se o resumo de todas as ligações (portais, blogs, wikis, etc.), ainda não lidos.
Algumas das funções desta ferramenta, entre outros fins, permitem adicionar novos feeds usando a própria busca interna do Google Reader, os novos posts assinados ficam destacados no ecrã e pode classificar-se a lista de subscrições por data ou relevância.
O Delicious oferece um serviço online que permite adicionar e pesquisar bookmarks sobre qualquer assunto, servindo como arquivo de sites preferidos que são acedidos a qualquer momento e lugar. É colocado o link da página oficial do serviço e criada uma etiqueta (tag), para adicionar páginas aos favoritos. Pode partilhar-se os bookmarks com os amigos e visualizar os favoritos públicos de vários membros da comunidade em que participamos.
Vale a pena conhecê-los... enfim, usá-los!