2010/03/16

MPEL'04 - Continuação dos estudos

No corrente ano lectivo, estou a frequentar na www.univ-ab.pt as u.c. Educação e Sociedade em Rede e Materiais e Recursos para E-Learning. Neste mestrado, continuamos a reflectir sobre as potencialidades educativas do mundo virtual, tentando entender as questões mais importantes relacionadas com as práticas e inovações do ensino online.

No caso da primeira disciplina, serão abordadas várias temáticas contextualizadas pelos estudos de Manuel Castells, em especial a obra "A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura" (Vol. 1, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian).

Quanto à outra disciplina, iremos aprofundar os conhecimentos sobre Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources), partindo do estudo do livro de David Wiley (org.) "OER Handbook for Educators 1.0".

Estou convencido que estas temáticas são fundamentais para resolver os problemas e ultrapassar os desafios do ensino online e que vão, certamente, preparar-me para ser um tutor mais profissional.

O material e recursos relacionados com estas disciplinas estão a ser reunidos na minha conta no delicious:
http://delicious.com/mgfreitas/esr4 e http://delicious.com/mgfreitas/mrel4

2010/03/14

SLES - Second Language for Erasmus Students

Foi uma agradável surpresa saber que o ensino superior (Univ. do Porto) em Portugal pode dar bons exemplos de cursos organizados no Second Life. A satisfação é maior, sabendo que um amigo participou neste trabalho.
Trata-se de um curso sobre a Língua Portuguesa para estudantes estrangeiros em Portugal. Sendo o SL um ambiente imersivo, os alunos (representados por um avatar) podem interagir com os objectos cujo vocabulário estão a aprender, bem como vivenciar situações que acontecem no mundo real, como por exemplo, fazer uma reserva de quarto num hotel.

Vejam o slideshare criado pelos organizadores do curso:

Soluções para vídeo-difusão e web TV

Gostava de partilhar um vídeo que mostra um pouco a profissão de um colega de mestrado, Hugo Domingos. Depois de ver este vídeo, percebi que há muitas coisas que a Internet pode ajudar a realizar, ao nível do ensino online.
Agora, só tenho de seguir regularmente o trabalho feito pelo Hugo.
Vejam o seguinte vídeo:

Futurália 2010 - Lisboa

No âmbito da Futurália 2010 - TecMinho, assisti à Conferência "e-Learning - Onde a Tecnologia Encontra a Aprendizagem", em Lisboa.
As temáticas abordadas pelos convidados e especialistas foram muito úteis para compreender as práticas e o futuro do ensino online em Portugal.
A teoria do Prof. Morten Paulsen foi um momento fundamental neste encontro, tendo demonstrado como as suas ideias foram abraçadas pela turma de MPEL'03 da UAberta. (Ver slideshare abaixo)
Outra intervenção que apreciei muito foi feita por um colega de mestrado, Paulo Simões, cujo trabalho podem também ver abaixo.

Aliás, esta conferência serviu também de pretexto para agendar um encontro presencial entre os professores e estudantes do Mestrado de Pedagogia em E-Learning.