2011/01/26

E-portefólio

Um esquema ajuda-nos, muitas vezes, a entender melhor uma ideia ou teoria.

No sentido de compreender os objectivos da utilização do e-portefólio no ensino, considero estes dois equemas muito úteis.

Imagem 1 (fonte)




Imagem 2 (fonte, pág. 31)

Eportefólio e a avaliação


No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, alguns alunos elaboraram uma apresentação com recurso ao powerpoint baseada no artigo "White Paper: Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement", de Helen Barrett (2005).

Um portefólio é uma "collection of student work that demonstrates achievement or improvement" (Stiggins, 1994). Será que podem ser transportas para uma situação online estas potencialidades pedagógicas? Descobrir se há diferenças e como o portefólio (neste caso, um eportefólio) pode ser utilizado de forma planeada e sistemática para servir de suporte à participação reflexiva dos alunos em contexto online, em particular, foi o objectivo principal desta análise.

Considero que os meus colegas de curso fizeram uma abordagem de boa qualidade, pelo que vos deixo aqui esta sugestão.


"Quality in online delivery"

No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, participei com os colegas Fernando Faria, Marina Moleirinho e Telma Jesus na análise, discussão e elaboração de uma síntese do artigo "Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments?", de Catherine McLoughlin e Joe Luca.

A estratégia de trabalho passou por várias fases, iniciando-se pela leitura e discussão do artigo, cujas perspectivas individuais foram sendo partilhadas em encontros síncronos previamente agendados (sala de discussão no Google) e através de mensgens enviadas por email. O texto foi então dividido em partes que respeitaram o sentido e coerência, para que cada um dos elementos do grupo analisasse a sua parte e apresentasse depois uma síntese.

Seguidamente, procurámos uma ferramenta online com a qual todos estivéssemos familiarizados e que disponibilizasse um espaço colaborativo para criar um powerpoint relativo à análise do artigo. A escolha recaiu sobre a ferramenta digital do Google, por ser intuitiva, fácil e interactiva e porque permite que vários utilizadores criem em conjunto diapositivos online.

Ao longo deste trabalho colaborativo, conseguimos conciliar sem grande dificuldade as decisões tomadas pelo grupo sobre a análise do artigo com a ferramenta disponibilizada pelo Google para a elaboração do powerpoint.

Aproveito para disponibilizar abaixo o resultado do powerpoint.

2011/01/08

Uso do powerpoint no elearning

O ensino em contexto online privilegia o uso das novas tecnologias, em particular, o software informático, porque são ferramentas que permitem uma grande produtividade tão necessária ao aluno que decidiu aprender através desta modalidade de ensino.

Aprender a distância é ter o computador como mediador na construção do processo educativo, pelo que se revela importante explorar os vários recursos oferecidos não só pelo computador, como também disponibilizados pela Internet.

Como é que o Powerpoint pode apoiar a aprendizagem na modalidade online?

Para obter respostas que me orientassem a produzir material mais eficiente através desta ferramenta, consultei os seguntes recursos:

a) "What everybody ought to know about using Powerpoint for e-learning"
Link: http://www.articulate.com/rapid-elearning/what-everybody-ought-to-know-about-using-powerpoint-for-e-learning/

b) "Before you create a PPT presentation".
Link: http://desktoppub.about.com/od/microsoft/bb/powerpointrules.htm

c) "Powerpoint failure". (Opinião dum professor sobre as potencialidades do PPT.)
Link: http://www.guardian.co.uk/education/2007/mar/06/highereducation.news

d) "How to powerpoint?" (Blogue com orientações sobre a utilização desta ferramenta.)
Link: http://learningppt.com/category/elearning/

Não foi fácil encontrar estudos relacionados especificamente com a utilização do Powerpoint para a produção de trabalhos feitos por alunos no âmbito de actividades educativas em contexto online. Assim, deixo-vos o convite para apresentarem novas propostas que possam ajudar-me a conhecer melhor as potencialidades do Powerpoint numa situação de e-learning.

2011/01/04

Debate da turma - CAEL Actividade 3

Wordle: CAELA turma de MPEL'04 desenvolveu uma discussão no fórum online da unidade curricular de CAEL, no âmbito do Mestrado de Pedagogia em e-Learning, da Universidade Aberta, à volta da temática "Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online".

Foram previamente analisados artigos científicos (ver aqui), através do trabalho de pequeno grupo, com recurso a várias ferramentas digitais online (chat, wiki, email, sites para publicitação de recursos). Em articulação com essa análise, foi definida uma estratégica de discussão geral que permitiu, colectivamente, conhecer melhor os conceitos abordados nos artigos, esclarecer dúvidas e partilhar experiências pessoais e profissionais, relacionadas com as modalidades e estratégias de avaliação das práticas de ensino.

O debate atingiu um nível alto de dinamismo e produção de conhecimento e as participações formaram no seu conjunto um número imprevisto, mostrando assim o grande interesse desta temática junto de todos. As conclusões que os estudantes formularam ajudaram, sem dúvida, a assimilar correctamente as questões principais duma problemática importante para o ensino online ("como", "o que" e "por que" avaliar as aprendizagens em contexto online).

Destaco as conclusões que me parecem mais importantes:

- A utilização dos fóruns é uma das metodologias mais bem aceites e introduzidas no processo de ensino-aprendizagem em e-learning.
- As mensagens nos fóruns são fonte de informação, pois permitem ver muitos ângulos das questões. As várias perspectivas e a apresentação de dúvidas são enriquecedoras para a discussão colectiva das temáticas.
- Não é só pela participação em fóruns que conseguimos avaliar um aluno, pois há muitas competências que ficam de fora.
- Os debates em fóruns podem incorporar práticas de avaliação colaborativa dos contributos colocados e possibilitam ao professor uma visão mais rigorosa do tipo de contribuições dos diferentes alunos. A análise qualitativa e de classificação das mensagens nos fóruns de discussão é geralmente um processo moroso, executado manualmente pelo professor (M. J. Gomes).
- Os alunos devem ter conhecimento do que lhes é solicitado e da forma como irá decorrer a sua avaliação.
- Parece ser importante que todos os alunos percebam que são vários os critérios de avaliação sobre os trabalhos que vão realizar ao longo do curso. Por isso, devem aprender desde o início a conciliar com os colegas o modo como vão desenvolver as actividades.
- Parâmetros de avaliação pré-definidos guiam o trabalho dos alunos ao longo da tarefa, sendo uma das vantagens dos cursos online, segundo Barebrà.
- Avaliar a qualidade e a quantidade não são tarefas fáceis.
- Relativamente às atividades desenvolvidas pelos alunos, no ensino online, é importante que sejam determinados de forma clara, os objetivos a atingir pelos alunos bem como os critérios de avaliação da aprendizagem.
- No ensino online o feedback dado pelo professor, após efetuar a avaliação de uma tarefa (aprendizagem), é fundamental. Asim, o aluno reflecte sobre o trabalho desenvolvido e tenta melhorar a sua aprendizagem.
- O feedback do aluno para o professor é uma forma de obter informação sobre os efeitos da instrução (Slavin).
- O retorno é uma componente muito importante da avaliação, em geral, e do acompanhamento dos e-portefolios, em particular (M. J. Gomes).
- Os parâmetros estabelecidos e descritos no Contrato de Aprendizagem orientam o percurso de aprendizagem e cabe ao estudante online segui-las, enriquecendo assim o seu desempenho educativo.
- O eportefólio é uma oportunidade para o desenvolvimento de capacidades de reflexão dos alunos (Helen Barrett). E fomenta a auto-consciencialização do que foi feito e da forma como foi feito.
- Avaliar portefólios também não é tarefa fácil, nem linear. É preciso um grande esforço de entendimento e de objectividade.
- A construção do portefólio deve sempre convergir para os critérios estabelecidos pelo professor quando a tarefa foi designada. Caso contrário, temos um conjunto de trabalhos reflexivos cujos conteúdos são dispares e a avaliação tem igualmente de ser adequada a acada um deles.
- Adoptar o e-portefólio como um dos instrumentos/fontes de avaliação e o mesmo deve ser bem pensado e planeado para o fim a que se destina (Attwell).
- As entradas do e-portefólio são, no seu conjunto, o instrumento de análise à disposição do professor. Mas o seu conteúdo pode ir além da reflexão, nomeadamente outros materiais ou recursos pesquisados pelo aluno que podem ser incluídos, por exemplo, no conceito de "personal development".
- Uma das vantagens do ensino a distância é a flexibilidade que ele permite, uma vez que a comunicação síncrona não é privilegiada. Cada aluno pode programar o seu trabalho individual de acordo com a sua disponibilidade de tempo.
- No ãmbito da avaliação, devemos ter em conta os principios da flexibilidade e da adaptabilidade, porque os contextos educativos alteram-se e os alunos são diferentes entre si.
- Para que a avaliação seja "saudável" e caminhe por um trilho certo, todos os elementos do percurso do estudante devem ser tidos em consideração, seja ele um estudante online ou presencial.
- O papel do professor no ensino online não se esgota na facilitação da aprendizagem. Tem de acompanhar todo o processo de aprendizagem, identificando o perfil dos estudantes através dos diversos tipos de tarefas/instrumentos/estratégias de avaliação e efectuar uma avaliação rigorosa.
- Avaliar alunos num ensino on-line é tão difícil ou mais do que no ensino presencial, sendo a avaliação, por isso, essencial para o processo.
- A avaliação sumativa não chega a assumir uma forma absolutamente objectiva.