tag:blogger.com,1999:blog-22003660047003447592024-03-05T04:04:41.540-08:00L E T R A G O R D AMarco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.comBlogger99125tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-85000237896325771352012-01-21T13:18:00.000-08:002012-01-21T13:22:31.814-08:00MyMPeL 2011Participei no MyMpel 2011 através do trabalho "A entrevista online" disponível no seguinte website, criado para apoiar a organização deste evento.Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-70541286897678505302011-08-23T09:09:00.000-07:002011-08-23T09:13:15.164-07:00Aprendizagem e as redes sociaisExcerto do Programa 9 da Universidade Aberta que passa aos domingos, cerca das 14 horas, na RTP2, cujo tema principal foi a aprendizagem dos estudantes e as redes sociais disponíveis na Internet.
O programa completo está disponível em em http://vimeo.com/23967359 (Produção: Terra Líquida Filmes).
Aprendizagem e Redes Sociais (excerto) from JM on Vimeo.
Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-4572794767747031722011-03-17T07:25:00.000-07:002011-03-17T07:31:04.118-07:00Utilização das redes sociais no ensinoO trabalho abaixo foi desenvolvido no âmbito duma actividade individual da unidade curricular de Metodologia de Investigação em Contexto Online, do Mestrado de Pedagogia em e-Learning, na Universidade Aberta [http://www.uab.pt/] e trata-se da reflexão sobre uma prática de pesquisa qualitativa específica e análise duma entrevista de natureza semiestruturada realizada na modalidade online, tendo Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-64046498438525198632011-02-27T04:59:00.001-08:002011-02-27T05:15:20.970-08:00Recursos educativos reunidos no DeliciousNo âmbito da unidade curricular de MICO do mestrado de Pedagogia em e-Learning, na Universidade Aberta, tenho realizado pesquisas de bibliografia e recursos educativos relacionados com as temáticas discutidas ao longo das actividades desenvolvidas neste semestre.Os resultados das pesquisas estão a ser reunidos pela turma na ferramenta Del.icio.us, onde podem encontrar a seguite tag [http://Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-21187736581751264472011-02-27T04:23:00.000-08:002011-02-27T04:31:45.309-08:00Software para análise qualitativa de dadosAs apresentações abaixo demonstram alguns softwares que podem ser utilizados no tratamento e análise qualitativa de dados recolhidos numa investigação.Atlas - Análise Qualitativa View more presentations from luiszz11 Análise Qualitativa de Dados com o NVIVO View more presentations from Rosário Cação Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-30255326330587361892011-02-24T12:11:00.000-08:002011-02-24T12:46:57.281-08:00Redes sociais e educação Com o advento da Internet, as relações entre os internautas tornaram-se mais interactivas e sociais. Em consequência, o ciberespaço tem alojado redes sociais que atraem a atenção de milhões de internautas, sobretudo os mais jovens.Relembro os sites mais conhecidos, embora diferentes entre si (música, comunicação, vídeos, fotos, materiais, conteúdos): MySpace, Facebook, Twitter, Orkut, Yahoo Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-140851468207596772011-02-24T11:50:00.001-08:002011-02-24T12:06:09.633-08:00Análise de entrevistaComo actividade de grupo inserida na unidade curricular de Metodologia de Investigação em Contexto Online (MICO), do Mestrado de Pedagogia em e-Learning, na Universidade Aberta, foi pedido que fosse analisada uma entrevista enquanto instrumento de recolha de dados no contexto duma investigação. O trabalho foi realizado por várias fases, iniciando-se com a discussão pelos elementos do grupo no Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-83822485932432015742011-02-24T11:26:00.000-08:002011-02-24T12:44:24.382-08:00Problemáticas da investigação na e com a InternetNo âmbito duma actividade lectiva inserida na unidade curricular de Metodologia de Investigação em Contexto Online (MICO), do Mestrado de Pedagogia em e-Learning, na Universidade Aberta, pesquisei e analisei um estudo publicado que desenvolvesse uma temática importante para a compreensão das problemáticas na e com a Internet.A minha opção foi seleccionar um artigo cuja investigação utilizou a Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-51508453387169735002011-02-13T05:41:00.000-08:002011-02-13T10:00:53.481-08:00Minhas participações no fórum online de CAELNo dossier abaixo estão reunidas as minhas principais participações relativas às actividades lectivas realizadas ao longo do semestre da unidade curricular Concepção e Avaliação em e-Learning, do Mestrado de Pedagogia em e-Learning, da Universidade Aberta, em que as reflexões dos estudantes foram desenvolvidas nos fóruns de discussão disponibilizados na plataforma online do curso (Moodle).AtravésMarco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-76398875886533300972011-02-09T12:29:00.000-08:002011-02-09T12:44:35.640-08:00Reflexão crítica sobre o meu blogue (ou e-portefólio?)No âmbito das actividades relativas às Unidades Curriculares do Mestrado de Pedagogia em e-Learning da Universidade Aberta, ao longo deste semestre, fui produzindo materiais e reflexões que estão reunidas neste blogue. Uma vez que este blogue se tornou num instrumento de diálogo entre colegas e professores, considero que construí através desta ferramenta digital o meu e-portefólio para este Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-32695814489918033112011-02-06T11:01:00.000-08:002011-02-09T01:46:59.893-08:00Debate da turma: Actividade 4 CAELA turma de MPEL'04 desenvolveu uma discussão no fórum online da unidade curricular de CAEL, no âmbito do Mestrado de Pedagogia em e-Learning, da Universidade Aberta, à volta da temática "Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online".
Foram previamente analisados os artigos científicos indicados no fim deste post.
Seguidamente à análise desenvolvida em Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-9346176451183222162011-02-05T13:11:00.000-08:002011-02-05T13:17:49.151-08:00Elearning: porquê discutir?Os alunos precisam constantemente de trocar impressões e partilhar conhecimentos para progredirem na aprendizagem. Além disso, esta interacção tem de ser avaliada para se saber qual é a qualidade das suas participações (pensamento crítico; produção de conhecimento; interacção). E como podemos fazer isso numa situação de elearning?Como resposta a esta e outras questões, vejam esta apresentação de Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-78665486750646798062011-02-05T12:43:00.000-08:002011-02-05T13:06:46.619-08:00Aprendizagem online: discussões assíncronasAs ferramentas online de colaboração assíncrona, como o fórum de discussão e o wiki, têm sido utilizadas em contexto de aprendizagem online (aprendizagem com o apoio de sistemas electrónicos disponíveis online) por serem eficazes para realizar colaborativamente actividades e trabalhos, permitindo assim um maior envolvimento dos alunos em todo o processo de ensino-aprendizagem. Isto é, o aluno nãoMarco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-82290159423617188122011-01-26T14:35:00.000-08:002011-01-26T14:44:32.787-08:00E-portefólioUm esquema ajuda-nos, muitas vezes, a entender melhor uma ideia ou teoria.No sentido de compreender os objectivos da utilização do e-portefólio no ensino, considero estes dois equemas muito úteis.Imagem 1 (fonte)Imagem 2 (fonte, pág. 31)Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-86915681753879898052011-01-26T11:00:00.000-08:002011-01-26T11:27:34.958-08:00Eportefólio e a avaliaçãoNo âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, alguns alunos elaboraram uma apresentação com recurso ao powerpoint baseada no artigo "White Paper: Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement", de Helen Barrett (2005).Um portefólio é uma "collection of student work that demonstrates achievement or improvement" (Stiggins, 1994). Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-84097060032953626912011-01-26T06:48:00.000-08:002011-01-26T10:56:41.485-08:00"Quality in online delivery"No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, participei com os colegas Fernando Faria, Marina Moleirinho e Telma Jesus na análise, discussão e elaboração de uma síntese do artigo "Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments?", de Catherine McLoughlin e Joe Luca.A estratégia de trabalho passou por Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-15277452994648344262011-01-08T09:55:00.000-08:002011-01-08T10:12:22.569-08:00Uso do powerpoint no elearningO ensino em contexto online privilegia o uso das novas tecnologias, em particular, o software informático, porque são ferramentas que permitem uma grande produtividade tão necessária ao aluno que decidiu aprender através desta modalidade de ensino.Aprender a distância é ter o computador como mediador na construção do processo educativo, pelo que se revela importante explorar os vários recursos Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-73408624777491606892011-01-04T01:53:00.000-08:002011-02-06T11:12:58.757-08:00Debate da turma - CAEL Actividade 3A turma de MPEL'04 desenvolveu uma discussão no fórum online da unidade curricular de CAEL, no âmbito do Mestrado de Pedagogia em e-Learning, da Universidade Aberta, à volta da temática "Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online".Foram previamente analisados artigos científicos (ver aqui), através do trabalho de pequeno grupo, com recurso a várias Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-2719926801772938472010-12-31T04:30:00.000-08:002010-12-31T04:58:02.572-08:00Avaliação de conteúdos educativos onlineA Internet fornece informação e conhecimentos que têm vindo a crescer sempre. Mas nem sempre este repositório extenso é sinónimo de qualidade (disponibilizar recursos não tem por si mesmo valor educativo), pois encontramos facilmente informações irrelevantes. Portanto, o utilizador deve preocupar-se com a selecção que faz dos conhecimentos que pesquisa, bastando para isso avaliar criticamente os Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-44705029644235381632010-12-31T03:44:00.000-08:002010-12-31T04:15:26.877-08:00Avaliação das aprendizagens em contexto onlineNo âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, participei com a colega Telma Jesus na análise dos seguintes artigos:A) “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación” de Barberà (2006). Disponível online em http://www.um.es/ead/red/M6/ [acedido em 2010-12-14].B) “Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa” de Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-9193823460828798302010-12-13T15:06:00.000-08:002010-12-13T15:42:28.672-08:00Directrizes para a qualidade de cursos onlineNo âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, participei, com os colegas Cecília Tomás, Hugo Domingos e Maria João Spilker, na análise, discussão e elaboração de uma síntese do artigo QUALITY GUIDELINES FOR ONLINE COURSES: THE DEVELOPMENT OF AN INSTRUMENT TO AUDIT ONLINE UNITS, de Anthony Herrington, Jan Herrington, Ron Oliver, Sue Stoney e Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-55260637067877598372010-12-11T02:10:00.000-08:002010-12-11T02:52:13.434-08:00Avaliação da qualidade de cursos online: directrizesA discussão entre os investigadores sobre a a avaliação dos cursos desenvolvidos no contexto online tem promovido a elaboração de modelos orientadores para a caracterização desta problemática e a indentificação dos aspectos mais relevantes que devem constar no percurso desse debate. Temos os seguintes casos:a) "Considerations for Developing Evaluations of Online Courses", de Achtemeier et al. (Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-11864342028920104492010-12-05T11:59:00.000-08:002010-12-05T12:31:54.643-08:00Ferramentas Web 2.0 e o "E-learning"A partir de um curso dado por George Siemens e Stephen Downes sobre a teoria do Conectivismo*, um grupo de estudantes da escola Wendy Drexler elaborou o vídeo abaixo, onde evidenciam a importância que as ferramentas digitais Web 2.0 disponibilizadas na Internet têm junto dos estudantes na sua relação com a aprendizagem.O e-learning está a evoluir graças às novas tecnologias que a Internet vai Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-5277262473185304682010-12-05T05:55:00.000-08:002010-12-05T06:07:37.901-08:00Colaboração no séc. XXISir Ken Robinson tem viajado pelo mundo para debater questões relacionadas com o desenvolvimento da criatividade e inovação e o seu impacto na educação e economia na Europa, Ásia e Estados Unidos. É o autor de “Out of Our Minds: aprender a ser criativo” (2001) e “The Element: Como Encontrar Sua Paixão Changes Everything” (2009).Uma pergunta importante: Se a colaboração é um processo, como é que Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2200366004700344759.post-61824253513181458252010-11-30T12:45:00.000-08:002010-11-30T13:31:06.799-08:00Prática do Elearning 2.0No decorrer do I Encontro Internacional TIC e Educação - TIC Educa 2010, em Lisboa nos dias 19 e 20 de Novembro, o investigador José Mota, representante do LeAD da Universidade Aberta, apresentou um trabalho sobre o desenvolvimento de actividades educativas integradas numa unidade curricular de Mestrado, dando o título "O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2.º ciclo".Como em Marco Freitashttp://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.com0