2009/04/16

Personalidade I - EaD


Indico uma das figuras que escolhi:
Michael G. Moore, Professor de Educação na Universidade do Estado da Pensilvânia, EUA, autor de obras sobre educação a distância.
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Através da história do EaD, o conceito de “distância” tem sido alvo de estudo por parte de Michael Moore (Learner Autonomy: the second dimension of independent learning,1972; Toward a theory of independent learning and teaching, 1973; On a Theory of independent study, 1977). Posteriormente, num artigo publicado em D. Keegan (Theoretical Principles of Distance Education, 1993), este Professor lança a Teoria da Distância Transaccional.
São identificadas três formas de interacção:
1. A interacção aluni/conteúdo: processo de interacção intelectual com o conteúdo.
2. A interacção aluno/instrutor: diálogo que existe entre o instrutor e o aluno, em que o instrutor facilita e orienta os alunos na construção do seu conhecimento.
3. A interacção aluno/alunos: diálogo entre aluno e colegas (partilha e aprendizagem construtiva).

Michael Moore utiliza este conceito para representar a dinâmica entre a estrutura dos programas em EaD, o diálogo (professor-tutor-aluno), mass media e a autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem a distância: “a extensão do diálogo e a flexibilidade da estrutura variam de programa para programa. É essa variação que dá a um programa maior ou menor distância transaccional que um outro [...] Em programas mais distantes, onde menos ou pouco diálogo é possível ou permitido, os materiais didácticos são fortemente estruturados de modo a fornecer toda a orientação [...] Por conseguinte, em programas muito distantes, os alunos precisam de responsabilizar-se em julgar e tomar decisões acerca das estratégias de estudo.” (Theoretical Principles of Distance Education, 1993).
Entende-se assim que quanto maior for a distância transaccional, mais o aluno exercerá essa autonomia. Este especialista estabelece a correlação entre “distância transaccional” de programas em EaD e a autonomia do aluno: quanto mais estruturado menos diálogo ou nenhum diálogo. Trata-se, inicialmente, de uma teoria em que o processo de ensino e aprendizagem está centrado no estudante e a educação é entendida como processo de carácter fundamentalmente individualizado, em que os adultos têm capacidade para decidir sobre sua própria aprendizagem e a maneira de
conduzi-la.
A distância transaccional varia sempre da forma como cada curso está organizado, já que aulas sem discussão serão sempre caracterizadas por uma longa distância transaccional (elevada estrutura, diálogo baixo), enquanto que, quando existem as discussões síncronas há pequena distância transaccional (baixa estrutura, elevado diálogo). Por isso, ensinar e estudar a distância é considerado de antemão como excepcional, não comparável ao estudo face-a-face e, muitas vezes, também como especialmente difícil... Pelo facto de se considerar a distância em relação aos estudantes como um deficit e a proximidade física, pelo contrário, como desejável e necessária, já as primeiras tentativas de estabelecer princípios didácticos específicos para o ensino a distância procuravam encontrar meios e caminhos para superar, reduzir, amenizar ou até mesmo anular a distância física.
Em conclusão, Michael Moore e a sua Teoria da Distância Transaccional demonstram que, em Educação, a distância não tem sentido estritamente físico/geográfico, mas fundamentalmente relacional, afectivo, comunicacional. Esta distância ou proximidade transaccional é que tem importância pedagógica. Ela não depende da proximidade física, antes pelo contrário. A Teoria da Distância Transaccional de Michael Moore ensina-nos que, mais que um obstáculo a ser superado, a distância física deve ser percebida como uma oportunidade a ser positivamente explorada e aproveitada.

1 comentário:

  1. Olá Marco, fui "ultrapassado" neste escolha :)
    Das pesquisas que realizei, o nome de Moore aparece sempre relacionado com a evolução do EaD, mas como já tinha sido escolhido por ti, tive de trabalhar um pouco mais :D

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