2010/01/28

Práticas educativas no Second Life







Juntamente com a Telma Jesus, concluí com êxito a apresentação do nosso trabalho sobre as práticas educacionais no SL, neste caso, a organização de uma exposição.
O tema desenvolvido foi "a segurança educativa da Internet", tendo sido criado um cenário específico.
Utilizamos alguns recursos que se mostraram muito úteis e enriquecedores para esta actividade e foram também criados alguns materiais.

Pedagogicamente, foi muito satisfatório o uso do Presenter para explicar à professora e aos colegas as fases do nosso trabalho; do notecard com o texto do Guião desta apresentação no Congresso; dos scripts para dar movimento e animação aos objectos ou a ligação a uma webpage; dos vários painéis criados a partir do objecto denominado "cubo", onde foram expostas as imagens antes compostas no Windows.

Penso que o blogue da turma X no servidor Blogger, onde seriam prestadas novas informações sobre a exposição ou para receber sugestões e comentários dos visitantes, é uma forma de criar interactividade entre os organizadores de uma exposição online e os seus visitantes.
Finalmente, considero ser reconfortante e motivador saber que a audiência presente ficou satisfeita com a exposição e se mostrou entusiasmada por visitar nesse dia a exposição. Para mim, foi importante receber na altura este feedback muito positivo. Deste modo, é fácil estar motivado para continuar ou melhorar este tipo de actividades.


Foi também agradável perceber que a explicitação da exposição preparada por mim e a Telma foi compreendida por todos.

Esta actividade permitiu desenvolver muitas competências que se espera existerem num tutor de ensino online.

Sem comentários:

Enviar um comentário