2010/12/31

Avaliação de conteúdos educativos online

A Internet fornece informação e conhecimentos que têm vindo a crescer sempre. Mas nem sempre este repositório extenso é sinónimo de qualidade (disponibilizar recursos não tem por si mesmo valor educativo), pois encontramos facilmente informações irrelevantes. Portanto, o utilizador deve preocupar-se com a selecção que faz dos conhecimentos que pesquisa, bastando para isso avaliar criticamente os sites e seus conteúdos.

Tendo em conta a aprendizagem em contexto online, os professores precisam de perceber como os conteúdos online são estruturados e que controlo o utilizador, enquanto aluno de cursos online, tem sobre a sua exploração. Será que este possui um comportamento behaviorista ou construtivista?

Estes aspectos da avaliação da qualidade dos conteúdos educativos são objecto de estudo de Fernando Albuquerque Costa (Universidade de Lisboa), num artigo intitulado "A aprendizagem como critério de avaliação de conteúdos educativos online", em que conclui que "é nos objectivos definidos para a aprendizagem que devem ser encontrados os principais critérios de avaliação da qualidade dos recursos que através da Internet podemos utilizar com fins educativos".

Aproveito para disponibilizar ainda uma apresentação deste autor sobre a mesma temática.


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