No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, participei, com os colegas Cecília Tomás, Hugo Domingos e Maria João Spilker, na análise, discussão e elaboração de uma síntese do artigo QUALITY GUIDELINES FOR ONLINE COURSES: THE DEVELOPMENT OF AN INSTRUMENT TO AUDIT ONLINE UNITS, de Anthony Herrington, Jan Herrington, Ron Oliver, Sue Stoney e Jackie Willis.
Para realizarmos este trabalho, começámos por traduzir o artigo (VER AQUI), depois criámos uma síntese escrita sobre o artigo (VER AQUI), e, finalmente, decidimos desenvolver a nossa leitura do artigo através de uma apresentação (análise resumida), elaborada com recurso à ferramenta digital online Prezi (trabalho disponível AQUI).
Este trabalho de grupo permitiu que trocássemos regularmente impressões sobre os novos conceitos abordados no artigo, esclarecer dúvidas directamente relacionadas com a problemática, e partilhar e aprofundar conhecimentos que fomos construindo juntos. Rapidamente percebemos que a disponibilidade não era a mesma entre nós, pelo que foi preciso organizarmo-nos e distribuir tarefas iniciais que correspondessem às capacidades próprias de cada um.
Depois, à medida que o trabalho se ia compondo, soubemos apoiar-nos mutuamente, quer para conhecer e dominar melhor as ferramentas online seleccionadas para elaborar a síntese quer para aperfeiçoarmos juntos o trabalho final. Os encontros síncronos (através de chat), a troca de mails e as notas que foram sendo escritas por todos, à medida que os vários textos iam sendo elaborados, foram momentos fundamentais para a evolução do trabalho e sucesso da interacção entre os elementos do grupo.
Foi interessante eu ter percebido que um trabalho desta natureza não só me ajudou a aprofundar conhecimentos, como também incentivou que , na sequência da pesquisa de informação, produzisse mais conhecimentos relacionados com a problemática em discussão. Graças à troca de impressões com os colegas, foi possível corrigir uma ou outra ideia mal formulada ou ajudar um colega a compreender melhor conceitos que eram desconhecidos.
Portanto, a estratégia de estudo adoptada para desenvolver esta actividade revelou-se eficaz e promoveu resultados de aprendizagem muito positivos.
O nosso grupo decidiu, ainda, fomentar uma discussão mais alargada, propondo novas questões para ajudar a compreender a importância que a elaboração de directrizes tem para o ensino online. Deixo-vos abaixo essas questões. Não hesitem em participar, escrevendo neste blogue os vossos comentários.
TESE:
Um dos maiores desafios que as Universidades enfrentam no processo de ensino-aprendizagem é proporcionar cursos online de qualidade.
QUESTÕES:
a) Como analisar e medir a qualidade de um curso em ambiente online?
b) De que modo os programas de ensino a distância ou em contexto online e a disponibilização de recursos institucionais podem desenvolver ou manter uma qualidade educacional que motive os alunos e prepare os professores para uma aprendizagem de sucesso?
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