A partir de um curso dado por George Siemens e Stephen Downes sobre a teoria do Conectivismo*, um grupo de estudantes da escola Wendy Drexler elaborou o vídeo abaixo, onde evidenciam a importância que as ferramentas digitais Web 2.0 disponibilizadas na Internet têm junto dos estudantes na sua relação com a aprendizagem.
O e-learning está a evoluir graças às novas tecnologias que a Internet vai disponibilizando às instituições de cursos online disseminadas por todo o planeta. Como é possível definir as fases de evolução do e-learning, já podemos pensar também em e-learning 2.0, porque "today, e-learning mainly takes the form of online courses", como afirma Downes no seu artigo "E-learning 2.0" (Outubro, 2005). Não só a discussão da qualidade dos cursos online deve ir no sentido de serem averiguadas as ferramentas digitais Web 2.0 pedagogicamete mais eficazes, como deve considerar também como pode ser feita a sua disponibilização. As instituições de ensino de cursos online têm um papel importante na organização das tecnologias aplicadas em contexto de e-learning.
___________________________________________________
Notas:
* "Connectivism is the integration of principles explored by chaos, network, and complexity and self-organization theories. Learning is a process that occurs within nebulous environments of shifting core elements – not entirely under the control of the individual." (George Siemens, Dezembro de 2004)
Aqui está o vídeo dos estudantes:
Sem comentários:
Enviar um comentário