2011/02/24

Problemáticas da investigação na e com a Internet

No âmbito duma actividade lectiva inserida na unidade curricular de Metodologia de Investigação em Contexto Online (MICO), do Mestrado de Pedagogia em e-Learning, na Universidade Aberta, pesquisei e analisei um estudo publicado que desenvolvesse uma temática importante para a compreensão das problemáticas na e com a Internet.

A minha opção foi seleccionar um artigo cuja investigação utilizou a Internet como recurso para a recolha de dados, nomeadamente um survey online.

O objecto desta análise é o artigo de investigação “Coordenadores de Comunidades de Repositórios Institucionais: o caso do RepositóriUM”, de Flávia Garcia Rosa (Universidade Federal da Bahia) e Maria João Gomes (Universidade do Minho), publicado na Revista Electrónica de Biblioteconomia e Ciência da Informação [disponível em http://hdl.handle.net/1822/11242], tendo sido aceite para publicação em 29/09/2010.

Na minha opinião, o instrumento de pesquisa utilizado foi eficaz na recolha de dados, tendo em conta os objectivos do estudo, e os resultados obtidos ajudaram a perceber melhor as questões que interessaram às investigadoras. As conclusões não só revelaram que se trata de uma realidade que tem de ser estudada com mais profundidade, como também apresentam outras questões que justificam novas investigações.

Sem comentários:

Enviar um comentário