2011/02/09

Reflexão crítica sobre o meu blogue (ou e-portefólio?)


No âmbito das actividades relativas às Unidades Curriculares do Mestrado de Pedagogia em e-Learning da Universidade Aberta, ao longo deste semestre, fui produzindo materiais e reflexões que estão reunidas neste blogue. Uma vez que este blogue se tornou num instrumento de diálogo entre colegas e professores, considero que construí através desta ferramenta digital o meu e-portefólio para este mestrado. Entendo que me situo agora numa base diferente do propósito que inicialmente imaginei para este blogue. Sendo uma ferramenta dinâmica e intuitiva, o Blogger não exigiu todavia que fossem feitas adaptações complicadas. Antes pelo contrário, tem correspondido com eficácia satisfatória, porque, além de permitir a interacção com os visitantes (depósito de comentários e sugestões), suporta recursos e materiais de formatos e origens diferentes (interactividade com outras aplicações online).

Chego a esta conclusão porque alguns conteúdos foram sendo reelaborados, após uma avaliação minha que também tomou em consideração os trabalhos feitos pelos colegas nos seus e-portefólios. Fruto dessa partilha, criei outros modos de ver e de interpretar o meu trabalho feito e a tomar decisões que melhoraram aspectos que não estavam correctos. Refiro-me em especial às pesquisas contextualizadas pelas matérias em estudo que realizei para consolidar ideias ou aprofundar mais os novos conhecimentos. Por isso, este blogue (ou e-portefólio) é, para mim, um projecto de estudo em permanente evolução (reflexão-acção-avaliação), porque foi organizado de forma sistemática e mobilizou conhecimentos e capacidades que fui adquirindo enquanto estudante online.

Embora eu tenha abordado algumas preocupações e dificuldades sentidas à medida que fui desenvolvendo as actividades, este e-portefólio tem servido sobretudo como um instrumento de (auto-)avaliação que proporcionou uma visão mais ampla e completa do trabalho desenvolvido. Por exemplo, quando comparei os meus trabalhos individuais e colectivos que foram produzidos em fases distintas, foi possível identificar quais eram os pontos positivos que podia manter e quais os pontos que devia reformular.

Esta atenção sobre o meu e-portefólio justifica-se, em particular, por saber que o meu trabalho e reflexões estão expostos na Internet, podendo qualquer interessado acompanhar o que vai sendo feito (e porque não, comentar, propor ideias positivas). Assim, é natural que me preocupe em disponibilizar os melhores trabalhos ou que tente aperfeiçoá-los logo que possível, baseando-me muitas vezes na opinião dos colegas e em pesquisas mais rigorosas.

Por fim, penso que este e-portefólio me permitiu construir um plano do desenvolvimento pessoal de aprendizagem, em articulação com as minhas participações escolares na plataforma online do mestrado (LMS na Moodle). E mostra como consegui seleccionar informação importante e analisar os resultados das actividades, ao mesmo tempo que é um espaço que reflecte as competências que adquiri numa aprendizagem em contexto online.

Lamento que a comunicação com colegas e professores desenvolvida na plataforma do curso não esteja reflectida com mais clareza neste blogue. (Sobre as minhas participações e intervenções nas discussões do fórum online do mestrado, estou a preparar um dossier que será brevemente disponibilizado neste blogue.) Não foram ainda escritos comentários ou sugestões directamente neste blogue, mas fui recebendo um feedback positivo através das redes sociais onde os posts deste blogue são publicados automaticamente por eu ter conta de utilizador. São as vantagens das novas tecnologias e da Internet. ;-)

2 comentários:

  1. Olá Marco,

    Na nova versão que vou dar ao meu blogue (assim que tenha tempo i.e. assim que termine a parte curricular do mestrado) vou colocar em destaque alguns dos blogues do nosso mestrado que são regularmente actualizados - como é o caso do teu que visito regularmente.
    Conta no futuro com os meus comentários.
    APedro

    ResponderEliminar
  2. Olá, Pedro.
    Agradeço o interesse e apoio ao trabalho que tenho feito por aqui.
    Gostava de deixar ainda os meus votos de sucesso para a criação do teu eportefólio, que será sem dúvida muito bom.
    Abraço

    ResponderEliminar