2010/04/05

Cibercultura - Pierre Lévy

Na unidade de crédito Educação e Sociedade em Rede do mestrado de Pedagogia em Elearning da http://www.univ-ab.pt/, foi proposta a leitura do livro "Cibercultura" de Pierre Lévy. Trata-se de um filósofo Francês (Tunísia, 1956) que se ocupa em estudar as interacções entre a Internet e a sociedade. Uma das intenções nesta obra é tentar esclarecer aquilo que acontece no ciberespaço e o autor faz um apelo sincero: "Peço apenas que permaneçamos abertos, benevolentes, receptivos em relação à novidade. Que tentemos compreedê-la, pois a verdadeira questão não é ser contra ou a favor, mas sim reconhecer as mudanças qualitativas na ecologia dos signos, o ambiente inédito que resulta da extensão das novas redes de comunicação para a vida social e cultural".

Cibercultura surgiu da relação entre a tecnologia e a modernidade com o propósito de a Humanidade conhecer o mundo numa nova perspectiva e transformá-lo. As práticas, atitudes, modos de pensamento e valores estão, cada vez mais, condicionados pelo novo espaço de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores: o ciberespaço. "A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo." (In Wikipedia, acedido em 2010-03-05)

No seu livro, este filósofo esclarece os termos "ciberespaço" e "cibercultura".
"O ciberespaço (que também chamo de rede) é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo cibercultura, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço."

Aqui está a obra de Pierre Lévy, disponível em Google Books:



Sem comentários:

Enviar um comentário