2010/04/23

Recursos Educativos Abertos


A Internet tem proporcionado que, através do movimento Open Educational Resources (OER) ou Recursos Educativos Abertos (REA), sejam disponibilizados recursos em formato digital de interesse pedagógico e de investigação científica.

A estrutura e princípios deste movimento REA fomentam o cada vez mais necessário acesso aos conteúdos abertos que fomentem a auto-aprendizagem e o estudo em ambientes informais.

A UNESCO apresentou a seguinte definição em 2002: “Open educational resources (OER) are learning materials that are freely available for use, remixing and redistribution” e “technology-enabled, open provision of educational resources for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes”.

O professor do séc. XXI está a enfrentar novos desafios e problemas relacionados com as tecnologias de comunicação, que podem ser resolvidos mais rápido se estiver, por exemplo, inserido num comunidade guiada pelo espírito cooperativo. Talvez seja por isso que centenas de universidades e escolas em todo o mundo tenham adoptado o pensamento deste movimento e começaram a partilhar os seus conteúdos, a contribuir com os seus próprios REA, através da criação de comunidades regidas com esse objectivo comum: disponibilização de recursos e reflexão sobre esta temática.

Os REA incluem todo o tipo de recursos educativos, normalmente em formato digital como por exemplo, objectos de aprendizagem, material de leitura, simulações, experiências, demonstrações, assim como, guias de aprendizagem, estratégias de ensino, etc.

O acesso facilitado aos conteúdos e sobretudo a quem os produz reflecte a mudança do acesso ao conteúdo para o acesso a quem os produz, permitindo deste modo interacções, quase imediatas de feedback, “rating” e validação dos mesmos. Englobam-se nesta caracterização um formato de recursos online como: wikis, blogs, redes sociais, comunidades virtuais, o que facilita a pessoas com os mesmos interesses a partilharem ideias, colaborarem e inovarem na produção de OERs.

Segundo Johnstone (2005), os REA caracterizam-se em três grandes grupos:

a) Recursos de aprendizagem (courseware, módulos de aprendizagem, objectos de aprendizagem, ferramentas de avaliação, comunidades de aprendizagem online);

b) Recursos de suporte à aprendizagem (ferramentas e materiais de suporte que permitam aos professores criar, adaptar e usar os REA); e

c) Recursos que promovem a qualidade do ensino e das práticas educacionais.

Como a utilização dos recursos disponibilizados na Internet está a generalizar-se e está a aumentar a produção de recursos educativos, é necessário também conhecer as regras de utilização e os direitos de publicação dos recursos produzidos. Estes materiais de aprendizagem, para serem livres e abertos, têm de ser distribuídos mediante a licença Creative Commons.

Sugiro que visitem este website que acompanha esta temática: Associação Ensino Livre.


REFERÊNCIAS

“BCcampus OER site – Free Learning”. Disponível em
http://www.edtechpost.ca/wordpress/2008/10/27/bccampus-free-learning/ , consultado em Abril de 2010.

Downes, S. (2002). Design and reusability of learning objects in an academic context: A new economy of education? USDL Journal, 17(1). Disponível em
http://www.usdla.org/html/journal/JAN03_Issue/article01.html, acedido em Abril de 2010.


Downes, S. (2007). Models for sustainable open educational resources. Interdisciplinary Journal of Knowledge & Learning Object, 3, 29-44. Dsiponível em http://ijklo.org/Volume3/IJKLOv3p029-044Downes.pdf, acedido em Abril de 2010.


“E Viva Madrid, E Viva Espanha”. Disponível em
http://cibertecario02.blogspot.com/2008/06/e-viva-madrid-e-viva-espanha.html , consultado em Abril de 2010.

Johnstone, S. M. (2005). Open educational resources serve the world. Educause Review. Disponível em http://www.educause.edu/apps/eq/eqm05/eqm0533.asp, consultado em Abril de 2010.

“Scratch.mit.edu now at 400,000+ projects”. Disponível em
http://creativecommons.org/weblog/entry/14416 , consultado em Abril de 2010.

Tuomi, Ilkka (2006). Open Educational Resources: What they are and why do they matter. (Report prepared for the OECD). Disponível em: http://www.meaningprocessing.com/personalPages/tuomi/articles/OpenEducationalResources_OECDreport.pdf

Wiley, David ed. (2008). OER Handbook for Educators 1.0. Disponível em: http://www.wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one

Sem comentários:

Enviar um comentário