2010/04/18

Cybermonde, la politique du pire - Paul Virilio

Paul Virilio, arquitecto e urbanista, é um dos mais originais analistas do mundo técnico contemporâneo, desde que descobriu a associação que existe entre a produção, a velocidade e a guerra. Nascido em Paris em 1932, de pai italiano, refugiado comunista, e mãe inglesa, Virilio estudou durante anos a fotografia e o espaço, escrevendo esparçamente sobre as cidades e arquitectura contemporânea.

O seu livro "Cybermonde" é organizado em quatro partes principais. A primeira, intitulada “Da revolução dos transportes a revolução das transmissões”, Virilio analisa o curto período que vai da revolução industrial no século XIX à era da informática. Para ele, a questão fundamental é da relação entre velocidade e poder político, em que contesta a ideia de que as tecnologias do tempo real podem contribuir para o aperfeiçoamento da democracia.

Na segunda parte, “ A parte do mundo ou como recuperar o próprio corpo”, Virilio interroga-se sobre a cidade, os dispositivos que recriam o nosso mundo habitado e o nosso próprio corpo, exactamente no limite entre o espaço público e o privado.

A terceira parte, intitulada “Quaisquer boas razões para entrar na resistência”, Virilio debruça-se sobre o que chama de acidente geral, o milagre da inversão e a reversibilidade dos objectos.

A última parte, intitulada “Da guerra provável a paisagem reconquistada”, Virilio explora o campo da guerra em tempo real no espaço dos satélites. Através da pergunta, “o que houve com a guerra?”, coloca-nos a questão de que se o desastre real não está diante de nós, é tempo de reconquistar o planeta e de inventar uma nova paisagem.

A obra referida pode ser acedida através deste link. Boa leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário