2010/11/12

Concepção e Avaliação em Elearning

Teve início a unidade curricular Concepção e Avaliação em Elearning, do Mestrado em Pedagogia do Elearning, na Universidade Aberta, tendo como docente responsável a Professora Lúcia Amante. Os temas que serão desenvolvidos neste semestre relacionam-se com as perspectivas de qualidade do ensino online e procurar-se-á reflecter sobre questões e factores importantes na sua avaliação.

O ponto de partida é a análise e discussão sobre os artigos "Approaches to E-learning quality Assessment" (Penna & Stara) e "Reflections on Teaching and Learning Online: Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective" (Wisenberg & Stacey). A estratégia para realizar esta actividade foi a tradução dos artigos pela turma e a participação de todos os alunos nos fóruns de discussão da disciplina disponíveis no Moodle.

A tradução dos textos exigiu de todos nós uma enorme coordenação das participações para construir um caminho comum. E o espírito de colaboração que predominou ajudou-nos a formar também uma interpretação comum do texto. Sendo muitos os elementos na elaboração deste trabalho, verificámos que havia perspectivas e capacidades próprias de cada um, pelo que não se pode esperar talvez uma tradução "profissional". Porém, parece-me que o resultado atingiu uma qualidade bastante satisfatória, respeitando o essencial do pensamento dos respectivos autores, e que nos permite avançar para a fase seguinte.

O trabalho em equipa foi muito positivo, porque serviu para eclarecer dúvidas relacionadas com os pensamentos ou conceitos principais abordados nos artigos, bem como para aperfeiçoar a sua tradução. Conseguimos identificar aquilo que era importante para nos apoiar na actividade que se segue.

Sem comentários:

Enviar um comentário