2010/11/25

Quality Assurance and e-Learning

No decorrer da Conferência da UNESCO, em Julho de 2003, o Prof. Peter Sloep, da Universidade Aberta da Holanda, reflectiu sobre a seguinte questão: "Does traditional e-learning still fit the knowledge society?" (Ver abaixo o slideshare da sua apresentação.) Os conceitos predominantes da sua abordagem para compreender esta questão foram "qualidade" e "desafios" (sobre o e-Learning).

No primeiro caso, preocupou-se em falar da relação dos estudantes e a instituição, focando a avaliação que aqueles fazem sobre o que lhes é disponibilizado, e o modo como as novas tecnologias intervêm no processo. Quanto aos desafios, o caminho tomado pelo autor foi identificar aspectos que justificam a necessidade da mudança, nomeadamente paradigmas, estratégias e instrumentos em benefício da aprendizagem.

Nesta reflexão, conhecemos ainda qual é o papel que o estudante tem em relação ao controlo da qualidade das práticas de e-Learning. Talvez seja esse "novo" estudante que, na minha opinião, levou o autor a interrogar-se sobre o desenvolvimento do e-Learning nos tempos actuais. Lembremo-nos que o estudante de hoje já não é um utilizador passivo da Internet (disponibilização de conteúdos) e sim alguém que interage com esse ambiente e até produz ou colabora na produção de conteúdos, inclusive, educativos. Nunca se compreendeu tão bem a noção de Rede como agora...

E a qualidade desse ambiente virtual interessa, claro, à Educação. Nesse sentido, gostava de destacar as seguintes conclusões do autor:

• “Quality control takes a different shape in either case.”
• "For instrumental e-learning: use existing as benchmark. Check if substitute is adequate, if addition is useful.”
• “For transformative e-learning: new benchmarks for success are needed.”


Sem comentários:

Enviar um comentário